data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Volnei Bueno Kanopf, 69 anos, nasceu em Santa Maria. Ele teve oito irmãos, dos quais três são falecidos. O santa-mariense trabalhou durante, aproximadamente, 30 anos como auditor fiscal na prefeitura de Santa Maria. Ele era pai de Priscila, 27 anos, e Volnei Júnior, 29, e criou com carinho e dedicação Mara Cristiane Molinari, 40, Michele Molinari, 38, e Francine Molinari, 24. Como netos, o funcionário público tinha Miguel e Beatriz.
Priscila lembra que o pai era um cidadão culto, que gostava bastante de ler e escrever, assim como adorava conversar sobre política e futebol. Aliás, no esporte, seu clube do coração era o Internacional. A filha conta que a paixão pelo futebol aproximou ele do genro, Matheus Marques de Azambuja, que é gremista. Segundo ela, os dois tornaram-se grandes amigos:
- Meu pai era de poucas palavras e bastante sério. Miguel, meu filho, era muito importante para ele, um companheiro.
Priscila também fala que Volnei lhe ensinou a valorizar os estudos e amar o próximo:
- Quando criança, eu ia ao trabalho com o pai. Lá, eu percebia o valor das atividades que ele desempenhava. Ele nos ensinou valores fundamentais, entre eles, a generosidade.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Ainda segundo Priscila, o carinho com quem o cercava era uma das características expoentes do funcionário-público. Presentear as pessoas que gostava e cuidar do próximo eram alguns dos hábitos dele.
Mara Cristiane Molinari comenta que, na infância, as brincadeiras com o pai eram carregadas de afeto, aprendizado lúdico e incentivo à leitura:
- Ele foi um ótimo pai. Mesmo para as filhas que não eram de seu sangue, demonstrava o coração enorme que tinha.
Volnei Júnior conta que o pai lhe ensinou que o amor está nos pequenos gestos.
Volnei Bueno Kanopf morreu em 2 de outubro de 2019, de causas naturais. Ele foi sepultado no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal.
Falecimentos em Santa Maria e região
Funerária Cauzzo
5/10
- Elso Alves Doyle, aos 89 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal
- João Cirilo Nunes, 59 anos, sepultado no cemitério de Picada dos Bastos, em Santa Maria
6/10
- Itati de Lourdes do Amaral Garcia, aos 46 anos, sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal
7/10
- Maria Zulmira Mariano da Rocha, aos 101 anos, sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal